COMO SE RELACIONAR COM A PALAVRA DE DEUS? Lucas 24

A Palavra de Deus deve ser entendida mediante a ação do Espírito Santo em nós, pois somente Ele abrirá nossas mentes e corações (João 16:13) para compreendermos as Escrituras. A Palavra de Deus é a manifestação do próprio Deus a nós (João 6:63b).

O conhecimento humano é bom, mas é a revelação guiada pelo próprio Deus que fará a diferença em nós. Muitos não entendem a Palavra de Deus, pois não confiam naquilo que foi dito.


Existem dois tipos de pessoa em relação a Palavra de Deus: Aquelas que não acreditam (Lucas 24:11) e aquelas que mesmo sem ver deram crédito à Palavra (Lucas 24:6-8).
Diante disso, como se relacionar então com a Palavra de Deus? Vejamos:

BUSCANDO APRENDER
Tanto Pedro como os discípulos a caminho de Emaús fizeram isso (v. 12, 14-15). Eles tinham o desejo em seu coração de entender o que estava acontecendo. Pedro foi no local, buscou a verdade, os discípulos a caminho de Emaús falavam do ocorrido, faziam perguntas, desejosos de saber a verdade. Só existe respostas para quem pergunta!

Nesta busca por respostas uma coisa é certa: Jesus sempre se mostrará disponível para saber e responder nossas dúvidas (v. 15b, 17, 19a). Ele sempre está pronta a nos ajudar.

ACREDITANDO MAIS NO QUE ESTÁ ESCRITO
Eles possuíam o conhecimento do assunto (v. 17-27), mas faltava crer naquilo que eles já sabiam (v. 25, 26). Muitos crentes são assim! Eles eram discípulos. Jesus já havia falado com Eles sobre voltar depois de três dias, sobre sua morte, sobre sacrifício, etc (v. 6-7).
Assim como eles, o que muitas vezes nos falta é crer naquilo que já sabemos. Deus nos dará apenas aquilo que podemos suportar (v. 16). Se não crermos naquilo que o próprio Deus tem falado a nós, não estamos prontos para receber mais Dele. Existem coisas que o próprio Deus irá esconder de nós, fechando nosso entendimento até que estejamos prontos para saber mais (João 16:12). Para que Deus nos revele algo a mais, Ele verá primeiro onde nós estamos (v. 17-21). Quando estivermos prontos, receberemos uma revelação maior e um entendimento maior de Sua Palavra e Vontade (v. 27, 31, 44-45).

NÃO PARAR DE QUERER MAIS
Precisamos ansiar por mais (v. 28-29). O desejo de ter mais de Deus será amplamente atendido por Ele mesmo. Deus só se revela para aqueles cujo coração arde por sua presença e seus ensinos, aqueles que verdadeiramente querem aprender (v.32);

Medite nesta palavra e permita que o Eterno fale poderosamente ao seu coração.

Em Cristo Jesus,
Pr. Leonardo Alcântara
Rio de Janeiro, 05 de Abril de 2017