O QUE É CONHECER A DEUS? Oséias 4.6

O ser humano comete muitos erros que na maioria das vezes geram perguntas como: Onde foi que eu errei? É normal do ser humano cometer erros, mas é possível diminuir a quantidade deles.
A Bíblia nos diz que nós erramos porque não conhecemos a Deus. O legal é que aqui, a palavra conhecer, é a mesma palavra utilizada para ter intimidade entre o homem e a mulher (yada como verbo e daath como substantivo. Ex: Adão conheceu Eva; Gênesis 4:1). Ou seja, o que Deus quer de nós é que tenhamos uma profunda intimidade com Ele.

Muito se fala de Conhecer a Deus, mas será que sabemos o que é conhecer a Deus?


1. Conhecer a Deus é ter uma experiência pessoal com Ele e com a Sua Salvação (João 17:3);A vida eterna é adquirida com o conhecimento de Deus através de Jesus Cristo. Ao conhecer Jesus, Ele nos revela quem é Deus (João 14.9).

2. Conhecer a Deus é um mandamento (Oséias 6:3);Uma vez que decidimos em servir a Jesus, temos por mandamento da Palavra, conhecê-lo e uma vez que você conhece verdadeiramente a Deus você recebe a Salvação. Infelizmente muitos acham que é só isso e param aqui. Mas o mandamento de Deus é: Conheçamos e Prossigamos.

É necessário prosseguir em conhecer. A salvação é o início de uma vida Eterna com o Senhor.

3. Conhecer a Deus é conhecer Seu caráter (Salmos 136); Seus atributos naturais: qualidades que ele tem por ser Deus: onipotência, onisciência, onipresença e eternidade.
Seus atributos morais: qualidades que ele decidiu ter sendo ele Deus: amor, verdade, justiça, santidade, sabedoria, graça, fidelidade.

4. Conhecer a Deus é praticar a doutrina de Deus (João 7:17);Pela prática da Doutrina (ensinamentos) se conhece cada vez mais a Deus. Por exemplo, quando praticamos o Amor conhecemos mais do amor de Deus em nós, quando praticamos a Generosidade, Deus se revela mais Generoso para conosco (Mateus 6.3-4).
Não tem como conhecer a Deus sem a obediência aos Seus mandamentos (Hebreus 12.14).

Medite nesta palavra.

Em Cristo,
Pr. Leonardo Alcântara