O FAVOR E A PRESENÇA - Gênesis 39

Uma coisa que precisamos entender é que o favor do Senhor é a própria presença Dele em nós e conosco. A presença de Deus na vida de seus servos é que faz a diferença. Foi assim na vida de José e será na nossa vida se crermos (Gênesis 39: 2, 21, 23).

As coisas davam certo para José, mesmo em tempos de crise, porque o Senhor se fazia presente. Devemos estar confiantes nesta verdade (Mateus 28:20; Hebreus 13:5; Deuteronômio 31:6). Sem a presença de Jesus, nada poderemos fazer (João 15:5, 7).
A presença de Deus...

TRAZ BÊNÇÃO
Gênesis 39:2-6 nos mostra que a bênção se manifestava pela presença. José era um homem bom e reto diante de Deus por causa do favor que estava sobre Ele. Deus é que tornava José o que Ele era (Gênesis 39:21-23).

TRAZ VIDA
A presença de Deus com José fez a vida exalar. Note o que aconteceu com Faraó. Ele estava com o espírito perturbado antes de se encontrar com José (Gênesis 41:8). Depois que José esteve com ele, Deus esteve ali em José (Gênesis 41:16) e assim, logo a vida se manifestou (Gênesis 41: 38).
A Paz e a vida reinam quando Deus se manifesta. Isso é o favor do Senhor! Quando o favor se manifesta, a morte sai (Marcos 5:38-43).

TRAZ VITÓRIA
Onde o favor se manifesta o inimigo bate em retirada!

O favor do Senhor removeu a humilhação da vida de José (Gênesis 41:39-44). A presença de Deus vence todo mal. Vejamos:
  • II Crônicas 20: A presença de Deus vence os exércitos inimigos;
  • II Reis 6: A presença de Deus cegou os inimigos e os conduziu a derrota.
  • Hebreus 10:12-14: A Presença de Deus nos dá a vitória eterna! 
Precisamos buscar a presença de Deus, pois ela é o próprio favor do Senhor para conosco.

Medite nesta Palavra.

Em Cristo que é a própria graça,
Pr. Leonardo Alcântara

Visite nossa loja.