O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE O FAVOR DE DEUS?

Todos nós necessitamos do favor de Deus, seja na salvação ou em áreas de nossas vidas. Contudo, nem todos sabem como consegui-lo.
Como conseguir o favor para a salvação (Graça)? Basta crer e o receberemos (Romanos 10:9-10,13). O fruto dessa crença é a manifestação do Senhorio de Jesus em nós.

E o favor em áreas em nossas vidas? É o que falaremos neste estudo. Foi o favor de Deus que tirou José da prisão e o colocou no palácio de Faraó. Nada é tão glorioso como o favor de Deus. Nós devemos orar pelo favor de Deus em tudo nas nossas vidas (Mateus 7:7-11). Vejamos algumas coisas que precisamos saber sobre o favor de Deus:

1. O FAVOR DE DEUS FAZ COM QUE ALGUÉM DESEJE ARDENTEMENTE RESOLVER O SEU PROBLEMA.
Muitas vezes não temos a solução para os nossos problemas e não temos provisão para as nossas necessidades, mas Deus coloca alguém em nosso caminho que deseje nos ajudar. Deus é mestre em fazer conexões importantes em nossas vidas (I Reis 17:9; II Reis 4:8-11). A vitória sempre requer a ajuda de alguém.

Você não pode conquistar todas as coisas somente com o seu esforço. Ainda que você trabalhe muito, ainda que você tenha seus méritos, o favor de Deus sempre colocará pessoas no seu caminho que potencializem a sua conquista. Isto é o favor de Deus: estar no lugar certo, na hora certa, com as pessoas certas, realizando corretamente o que tem que ser feito.

2. O FAVOR DE DEUS É UM PRESENTE QUE PODE CESSAR SE NÓS NÃO O RECONHECERMOS.
Apocalipse 3:7 nos diz que Deus abre a porta que ninguém pode fechar e fecha a que ninguém pode abrir. Quando percebermos o favor de Deus em nossas vidas, precisamos reconhecê-lo, pois, ainda que tenhamos dons e méritos por nosso esforço, somente Ele é capaz de abrir portas em nossas vidas (Deuteronômio 8:10-20).

O soberbo e o ingrato conhecerá a humilhação (Tiago 4:6).

3. O FAVOR DE DEUS SEMPRE VEM PARA AQUELE QUE O OBEDECE.
No livro de Deuteronômio capítulo 28, Deus fala de todas as bênçãos que virão para os que obedecerem para depois falar das maldições para os desobedientes. A obediência é fundamental para obter vitória nessa vida.

Quando alguém obedece a Deus, revela sua fé nele (Tiago 2:17-18; I João 2:3-4, 6). Deuteronômio 16:15 nos diz que Deus nos abençoará e fará prosperar todo o trabalho das nossas mãos.

4. O FAVOR DE DEUS DEVE SER PRIMEIRO UMA SEMENTE PARA DEPOIS SE TORNAR UMA COLHEITA.
Gálatas 6:7 nos diz que aquilo que o semearmos também colheremos. Precisamos nos dispor a mostrar o favor de Deus na vida de alguém e, então, Ele colocará pessoas que nos abençoem. Precisamos semear sementes de favor constantemente (Eclesiastes 11:1-2, 6). Semeaduras erradas, feitas de qualquer jeito, trarão uma colheita escassa. Contudo, pessoas que demonstram constantemente o favor de Deus na vida do seu semelhante, viverão frequentemente debaixo do favor de Deus (Provérbios 11:25).
Seja favorável a alguém! Saia do seu problema e olhe para o seu semelhante. Agindo assim, certamente experimentará o magnífico favor do Pai Celeste.

Medite nesta Palavra e receba o favor de Deus em sua vida.

Naquele que criou tudo com o Seu Favor,
Pr. Leonardo Alcântara



Visite nossa Loja