QUEM ESTÁ GUIANDO SUA VIDA?

Muito melhor do que saber que Deus tem vontade é aprender a fazê-la. Aprender? Isso mesmo. Para praticar a vontade de Deus precisamos aprender como se faz. Note o que o salmista diz: “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana”. (Salmos 143:10)

Quando nos colocamos para aprender a fazer a vontade de Deus, coisas boas nos acontecem. O contrário também é verdadeiro. Quem está guiando sua vida? As suas vontades ou a vontade de Deus?

Observemos a vida de Ló, filho de Harã, sobrinho de Abraão (Gênesis 11.31). Dele descendem os moabitas e os amonitas (Gênesis 19.30-38). Ló se guiou por suas próprias vontades e quando nos guiamos por nossas vontades:

FICAMOS PERTO DO PECADO
"Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma”. Gênesis 13:9-12
A preferência na escolha deveria ter sido de Abraão, por ser o mais velho, porém, este homem de Deus, devido a sua benevolência e devido à própria benevolência de Deus em sua vida, aprendera que devia deixar seus direitos de lado em favor de outrem. Então deixa que seu sobrinho escolha a direção a ser seguida. Ele olha e decide-se por aquilo que mais o agradava a primeira vista. Não mediu nenhuma conseqüência, queria aquilo que fosse satisfazer sua carne. Olhou e viu aquele lugar bonito e achou que ali seria um bom lugar para que ele pudesse prosperar ainda mais.
“Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Romanos 8.8). Como alguém vai ser guiado por Deus em suas decisões se anda na carne? Como alguém vai ouvir a voz de Deus dizendo o caminho correto para percorrer se quer agradar a si mesmo e não a Deus? Não querem sair do mundo, não querem separação e, com isso, cada vez mais “armam suas tendas para Sodoma”. Que caminho triste. Querem caminhar com Deus e com o mundo. Nos fins de semana querem louvar a Deus, mas durante a semana vivem para si. “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4:4).

PASSAMOS A CONVIVER COM O PECADO
“Tomaram, pois, todos os bens de Sodoma e de Gomorra e todo o seu mantimento e se foram. Apossaram-se também de Ló, filho do irmão de Abrão, que morava em Sodoma, e dos seus bens e partiram” (Gênesis 14.11-12).
Aqueles reis levaram Ló preso. Não bastava para Ló ir armando suas tendas até chegar próximo da cidade de Sodoma, agora percebemos que ele já “morava em Sodoma”, está habitando entre eles. Isso pode acontecer com qualquer um de nós. Começa com “pecadinhos” e, com isso, cada vez mais vai se aproximando do mundo e de seus prazeres transitórios, até que não tem mais forças para sair, pois já se encontram dentro do mundo. O pecado é assim. Aproxima-se devagar, inocentemente e quando menos se espera já está acostumamos com sua presença e nem notamos mais as coisas que desagradam a Deus. O coração já está cauterizado.

PASSAMOS A DESFRUTAR DO PECADO
“E VIERAM os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra;” (Gênesis 19:1).
Ele estava assentado na porta da cidade. O que isso significa? Nos tempos antigos, quem se assentava na porta de uma cidade era porque tinha uma posição de autoridade naquela cidade, apenas os juízes e grandes homens é que se assentavam ali (Provérbios 31:23). Portanto, Ló já era uma pessoa de autoridade em Sodoma. Note que o texto nos revela que Ló não morava mais em tendas, agora ele já tinha uma casa (Gênesis 19.2).

Ló tipifica as pessoas que não querem acordar do seu estado de sono, ele tipifica as pessoas que são insensatas e querem guiar suas vidas pelo que acham e pensam e não pela vontade de Deus.
“Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” (Efésios 5:14-17).
Mesmo sabendo que a cidade seria destruída, este homem se demora em deixar a cidade: “Ao amanhecer, apertaram os anjos com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas, que aqui se encontram, para que não pereças no castigo da cidade. Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homens pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade” (Gênesis 19.15-16).
Tudo isso aconteceu devido a não ouvir a direção de Deus para sua vida. Tudo isso aconteceu porque negligenciou os caminhos de Deus. Ló ficou tão apegado as coisas mundanas que que foi extremamente difícil deixá- las. Ao agir dessa maneira, perdeu inúmeras bênçãos: perdeu a bênção de andar com Deus; perdeu a bênção de ser guiado por Ele; perdeu a bênção de ser um pai exemplar, um sacerdote do lar, um esposo temente a Deus; perdeu a influência exercida em seus familiares; perdeu a bênção de um testemunho fiel; perdeu a bênção de fazer diferença na vida de outras pessoas; perdeu a bênção de ser luz entre os incrédulos; perdeu a bênção da presença de sua própria esposa; perdeu a bênção e o respeito de suas próprias filhas. Quanta coisa perdida! Quanto sofrimento por uma direção errada na vida.
Ao sair de Sodoma, escolhe uma cidade pequena para morar (Gênesis 19.20), demonstrando ainda sua falta de confiança em Deus, pois não acreditava que Deus podia sustentá-lo mesmo em uma caverna ou em qualquer outro lugar (Gênesis 19.17). Então a mulher de Ló olha para trás, indo terminantemente contra a ordem dada, isto por causa das coisas que deixou em Sodoma. Depois fora habitar em uma caverna, porque ainda não confiava em Deus. Aconteceu ali um evento triste, suas filhas praticaram incesto com seu próprio pai (Gênesis 19.30-38).
Meu amigo, como têm sido a direção tomada em sua vida? Tem seguido a direção de Deus ou a direção do seu próprio coração?

Guie-se pela vontade de Deus para você!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Visite nossa loja: https://goo.gl/aN6MJi


Coopere com nosso ministério: https://goo.gl/Lx4sqj