CRESCENDO COMO JESUS - Lucas 2:52

Jesus buscava um crescimento constante em sua vida, e seguindo o Seu exemplo, é o que devemos fazer. O que eu preciso saber sobre crescimento de vida?

OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA SÃO OS MAIS IMPORTANTES PARA IMPLANTARMOS BOAS CRENÇAS E ATITUDES
O que aceitamos quando crianças são geralmente o que aceitaremos quando adultos. É difícil nos livrarmos de coisas que aconteceram conosco quando crianças. Os sofismas se instalam, principalmente vindo dos pais. Provérbios 22:6 mostra que o melhor é educar quando criança. Infelizmente, se aprendemos algo errado quando criança, será mais confortável ficar no erro.


Mas é possível mudarmos nossas atitudes e crenças erradas. É mais fácil aprender o certo do que aprender o errado, desaprender o errado e aprender o certo! Lucas 2:46 nos mostra que Jesus procurava aprender o correto e praticar (v. 47). Você pode não ter tido bons ensinamentos, mas como alguém que nasceu de novo, busque dedicar a sua vida a aprender o que é certo. Quanto mais rápido, melhor! (I Pedro 2:2).

O CRESCIMENTO É ALGO CONSTANTE
Nossa vida é formada por nossas experiências e como escolhemos reagir a elas. Jesus foi desacreditado por seus parentes (João 7:1-5), em sua terra natal (Mateus 15:57), mas mesmo assim não deixou de crescer.

Não existe vida que não muda. Umas para melhor, outras para pior, mas todos mudam. Precisamos sempre buscar melhorar e não nos conformarmos em como estamos. Paulo nos orienta em Filipenses 3:13-14 a deixarmos as coisas do passado e seguirmos para as coisas que Deus preparou para nós (soberana vocação, seu chamado, seu propósito de vida).

Jesus crescia sempre, Ele não cresceu uma vez só!

CRESCER NO MESMO ALICERCE, SOLIDIFICA NOSSA VIDA
Reforçar os alicerces em nossa vida nos torna mais fortes. Este é o poder do hábito! O problema é que as pessoas preferem reforçar alicerces negativos do que os positivos.

Jesus tinha o hábito de orar, Paulo tinha o hábito de estudar (II Timóteo 4:13). Quais são os seus hábitos para com Deus e com a sua vida? O que você mais se dedicar, isso vai crescer em você.

NINGUÉM CRESCE SOZINHO
Jesus ia ao Templo e aprendia. Pessoas são necessárias para contribuir com o nosso crescimento (Efésios 4:11-13). Uns contribuem mais, outros menos, mas todos são importantes.

Veja quem são as pessoas que você está dando ouvidos. Elas estão ajudando ou atrapalhando. Lembre-se: Você é que escolhe ouvi-las.

CONCLUSÃO
Não existe vida perfeita e sem defeitos. Sempre precisaremos aprender mais e crescer mais. Nossa vida está em constante ajuste até chegarmos onde Deus quer. O segredo de um crescimento sadio é sempre ajustar nossas escolhas e crenças para sermos como Ele é. Estatura de varão perfeito (Efésios 4:13). Isso só será possível com a ajuda do Espírito Santo como professor (João 14:26) e da Palavra de Deus como instrumento (Salmos 119:105).

Pr. Leonardo Alcântara