UM DEUS DE MISERICÓRDIA

Lamentações 3:22-23

O livro de Lamentações é um Salmo de lamento. Jeremias está traduzindo em poesias o sofrimento de Judá no cativeiro babilônico. Ele expressa tanto a desesperança quanto a esperança (v. 21, 29). Em meio a tudo isso, o profeta diz que eles não foram consumidos por completo por causa da misericórdia do Senhor.

No texto bíblico mais próximo dos originais diz que na segunda parte do versículo 22 diz que o “Seu carinho, Seu zelo, Seu cuidado não tem fim.” O profeta relaciona a misericórdia de Deus com Sua fidelidade (v. 23). Fidelidade em relação a Deus é a característica Daquele que É imutável, Daquele que não muda de opinião por causa das circunstâncias. O que Deus faz por nós está baseado no que Ele É.

E como Deus manifesta esta fidelidade e misericórdia? Para que Deus seja entendido por nós, Ele usa figuras de linguagem para que possamos compreender quem Ele É e o que Ele faz por nós. Vamos compreender então com Deus manifesta Sua misericórdia.

A MISERICÓRDIA DE DEUS SE MANIFESTA COMO UM PAI QUE SE COMPADECE DE SEU FILHO
Jesus nos ensina a chamarmos a Deus de Pai (Mateus 6:9). Paulo fala isso em Romanos 8:14-17. Somos filhos de Deus! O Senhor é um pai bondoso e misericordioso (Salmos 86:15; 103:1-3); Deus trata Seus filhos com amor carinho e proteção (Malaquias 3:17).

A MISERICÓRDIA DE DEUS SE MANIFESTA COMO MÃE QUE CONSOLA
Deus se apresenta como uma Mãe por causa da Sua capacidade de consolar e confortar (Isaías 66:13). O Seu carinho não têm fim (Lamentações 3:23). 
Isaías 49:15-16 diz que Deus se lembra e nos alimenta como uma mãe aos Seus filhos.

A MISERICÓRDIA DE DEUS SE MANIFESTA COMO UMA GALINHA QUE PROTEGE SEUS FILHINHOS

Mateus 23:37 Jesus se compara a uma galinha. A galinha protege seus filhos debaixo de suas asas. Ela sofre o ataque da chuva e dos perigos, mas não os seus filhotinhos (Salmos 91:1).

Na misericórdia de Deus existe a garantia de proteção. Só na eternidade saberemos quantas vezes a mão do Senhor nos guardou (Salmos 124:7).
A MISERICÓRDIA DE DEUS SE MANIFESTA COMO UMA AMA AMAMENTA
É o Senhor que nos alimenta. Isso é muito comum no interior como “mãe de leite”. Quando a mãe não tinha leite suficiente, procurava-se outra mulher que pudesse amamentar seus filho. Desenvolvia-se laços maternais, pedia-se até a bênção! I Tessalonicenses 2:7 Paulo foi com aquela igreja como Deus é conosco.

Na nossa fome Ele nos amamenta e alimenta, não importa o momento em que estamos passando (I Reis 19:1-8).

A MISERICÓRDIA DE DEUS SE MANIFESTA COMO UM PASTOR
Deus não vai deixar nossa vida se perder por causa de nossas fraquezas (Mateus 18:12-14). Paulo diz que nada nos separará do amor de Deus que está em Cristo Jesus (Romanos 8:37-39).

A MISERICÓRDIA DE DEUS SE MANIFESTA COMO UM OURIVES QUE REFINA O OURO
Para que serve as tribulações da vida? Por misericórdia! Deus está nos lapidando para aumentar o nosso valor (Malaquias 3:3, 17). As provas também são misericórdia.

A MISERICÓRDIA DE DEUS SE MANIFESTA COMO UM NOIVO QUE SE ALEGRA COM SUA NOIVA
Note o que a Palavra de Deus diz em Isaías 62:5. Deus se alegra em você! Deus faz festa por sua causa (Filho Pródigo) Não aceite os enganos do Diabo. Uma das maiores mentiras do diabo é dizer que Deus não gosta de você por causa do que você fez ou quem você é.

A MISERICÓRDIA DE DEUS SE MANIFESTA COMO UM AMIGO
Deus ama você como um amigo! Deus é este Amigo (Provérbios 18:24);

A MISERICÓRDIA DE DEUS SE MANIFESTA COMO UMA ÁGUIA QUE ENSINA SEU FILHOTE A VOAR
Deuteronômio 32:11-12 a Palavra nos mostra que Deus guiou Seu povo como uma águia guia seus filhotes.

Pesquisas mostram que o ninho de uma águia é feito de espinhos, folhas e algodão. Quando ela quer ensinar o filho a voar ela vai removendo camada por camada até que o ninho fique só com espinhos e torne-se insuportável para seu filhote. Ela “expulsa” ele do ninho e se ele não pular, ela joga ele penhasco abaixo. Os ninhos das águias ficam nas montanhas mais altas. Ela fica de cima, sem fazer nada, parada e só olhando o filhote cair. Se ela perceber que o filhote ainda não sabe voar, ela parte em direção a ele, passa embaixo dele e ele cai em cima dela. Ela protege ele e volta pro ninho. Uma águia pode voar até 300km por hora. Suas asas aberta podem chegar até 2m de envergadura. Ela é a única que consegue voar sem bater as asas. Quando chega lá em cima, ela esfrega o pescoço no filhote, bate as asas nele como se dissesse: Eu não quero matar você. Eu só quero que você aprenda a voar!

Essa provação que você está passando é Deus te ensinando a voar e isso é misericórdia!

Em Cristo Jesus,
Pastor Leonardo Alcântara