VIVER POR MEDO OU VIVER POR FÉ?

Hebreus 10:38. Muitos ainda não entenderam ou não perceberam que a fé é maior que o medo. A fé nos garante a vitória (Mateus 21:21). Existe uma maneira bíblica de lidar com o medo. Quando a primeira igreja enfrentou forte oposição e luta, eles tomaram algumas atitudes para vencer o medo, viver por fé e continuar na caminhada. Vamos analisar: Atos 4:29-31.

ELES LEVARAM SEUS PROBLEMAS PARA O SENHOR
“Agora Senhor, considera as ameaças deles…” (v. 29).


A todo momento a Palavra de Deus nos orienta a colocarmos em Deus nossas necessidades.
  • “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. (1 Pedro 5:7)
  • “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:6,7)
  • “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará”. (Salmos 37:5)

Deus nos garante em toda e qualquer situação! Não te deixarei, nem te desampararei. (Hebreus 13:5)



ELES PEDIRAM PARA SEREM CHEIOS DE CORAGEM
“Capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente” (v. 29).
Eles perceberam que a maneira mais eficaz de vencer o medo é se enchendo de coragem.
É irrealista pensar que todas as apreensões, dúvidas e intimidação vão fugir e nunca mais voltar.
Pensamentos positivos e negativos estão a todo momento em nossa vida, por isso, precisamos buscar encher nossas mentes das coisas do céu para termos coragem! (Filipenses 4:8).

ELES ACREDITAVAM QUE DEUS ERA COM ELES
“Estende a Tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus” (v. 30)


Eles tinham plena confiança que Deus iria intervir a favor deles como sobrenatural. Eles perceberam também que o que tinha que ser feito exigiria os seus esforços mais os de Deus. Note que eles pediram força primeiro e depois pediram que Deus compensasse a diferença.

Tome hoje a decisão de vencer e peça a Deus que te ajude a fazer o que for possível para que você viva da maneira que agrade a Ele e conquiste seus objetivos. Deus só abriu o mar depois que Moisés tocou na água com o cajado; as muralhas só caíram depois que Josué rodeou a cidade e gritou; Pedro só andou sobre as águas depois que pulou do barco; só houve multiplicação de pães e peixes depois que alguém ofereceu o que tinha.

Conte sempre com Deus e seus milagres. OBS: Nunca de maneira irresponsável!

ELES VIVIAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO
“E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus”. (v. 31).


Existe uma relação definitiva entre ser cheio do Espírito Santo e de coragem. “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês” (Atos 1:8). Pedro cheio de coragem por causa do Espírito Santo (Atos 4:8). Paulo venceu inimigos. (Atos 13:8-12).

Viva por fé e vença seus medos!
Pr. Leonardo Alcântara


Nenhum comentário:

Postar um comentário